Ávido em incentivar e proporcionar para a sua sociedade os melhores recursos da inovação
Com uma população de mais de 9 milhões de habitantes, o país do oriente médio está relacionado em grandes marcos ao longo da história. Desde o passado até os dias atuais viveu inúmeras transformações e continua atraindo os olhares de todo mundo.
A sociedade começou a fomentar a inovação através do incentivo político e seus investimentos. Esta prática foi ainda mais fortalecido pela cultura do território israelense, que sem discriminações, permite que imigrantes alimentem seu ecossistema e enriqueçam o país.
O primeiro passo em direção à inovação foi dado pelo governo ainda em 1991, onde criou-se o programa de incubação direcionado a aplicação de verbas nas “novas empresas” sem participação no capital social da empresa. Hoje, com o crescimento abundante na economia do setor, o governo não realiza mais essa prática, mas continua a investir em inovação de outras formas.
É o retrato de mais de 300 multinacionais instaladas dentro de suas fronteiras, empresas de todas as nacionalidades injetando tecnologia e projetando passos inovadores para Israel e para o mundo. Tanto que já disputa a liderança com potências mundiais, dividindo com o vale do silício, a atenção de empreendedores renomados e startups de grande aporte financeiro.
A inovação insiste em procurar empresas e pessoas com tendências disruptivas, flexíveis e com grandes conhecimentos, e encontrou em Israel um dos melhores ambientes para se trabalhar e atuar com força total. O uso dessas tecnologias inovadoras está possibilitando que o país dê um salto na proteção contra a covid-19, além de liderar a corrida contra imunização, e já pretende abrir suas fronteiras para visitantes vacinados a partir de 23 de maio.
São atitudes que inspiram empresas, trabalhadores, governantes e todos que encontram na inovação o melhor caminho para desafiar momentos de tensão e crise. Israel se mostra uma nação altamente desenvolvida, capaz de converter dilemas em soluções.
Em tempos difíceis, a inovação abre portas
Inúmeros são os momentos que enfrentamos temporais que destelham empresas e sucessivamente acaba desabrigando seus colaboradores. Marcas e barreiras que, por mais que dolorosas, servem de reflexão e aprendizado, preparando-nos para a próxima crise natural ou empresarial que o futuro poderá trazer.
Toda crise, seja de maior ou menor escala, deixa marcas tanto economicamente quanto socialmente, promovendo uma ruptura no cotidiano. Podemos entender bem observando a covid-19 e seus estragos, uma pandemia global que deixou marcas que nunca mais esqueceremos. Uma epidemia que entra para história e mais, entra em nosso DNA. Pós vacina, todos portaremos o vírus para sempre.
Momentos como o de agora, são altamente frágeis para saúde e economia, mas servem para o empreendedor estudar e se preparar para os próximos dias. Os empreendedores sobreviventes a crise epidemiológica, só escaparam de uma queda ainda maior pois se modificaram, colocando na conduta da empresa a inovação como maior arma e escudo de proteção.
Exemplo são as corporações de Israel que, mesmo com um ano de completo caos na saúde e economia, levaram o país ao crescimento de 23% em 2020 em relação ao ano anterior, arrecadando aproximadamente US$ 9,5 bilhões. Fato que ajudou a colocar Israel no status de país da inovação, unindo forças tecnológicas, bélicas, empresariais e governamentais para elevar seu ecossistema.
Israel não hesitou ao se revestir de uma armadura inovadora, e logo, mostrou para a economia global o resultado de estar a todo instante inovando.
Um país que sobreviveu a extremos conflitos mostra que ainda iremos apontar nossos holofotes para seu território. Tem apenas 73 anos de independência, mas com milhares de anos de inovação. Israel é definida por uma nação altamente inovadora e que sabe trabalhar com as dificuldades que a trajetória proporcionará.
Lições a se aprender com a inovação israelense
Talvez fosse necessária uma sessão de mentoria com Israel para podermos alcançar ao menos metade de seus projetos e ações inovadoras. Tudo o que se estabelece de inovador no país é um sucesso dentro do ecossistema.
O segredo de Israel está associado a uma gama de atitudes que unidas agem com vigor dentro das empresas e organizações do país, pois a inovação só acontece de fato quando se encontra um ambiente de liberdade e diversidade. Exemplo é a grande quantidade de mulheres no exército israelense. Aliás, o poder bélico do país é um dos mais inovadores mundialmente.
“A inovação é o casamento de ideias provedoras de soluções com pessoas capacitadas a executá-las”
Praticar a inovação é exercer ideias que nem sempre são as melhores e muitas vezes com vários erros na bagagem. Lidar com esses erros é uma arte pouco vivida no Brasil, que ao contrário de Israel, tem uma péssima cultura de recriminação aos eventuais erros. Assim, grandes projetos são descartados logo no primeiro erro quando deles algo poderia ser extraído.
Para quem é empreendedor ou está criando sua startup, se espelhe no que está acontecendo no cenário empresarial de Israel, não apenas nos investimentos e projetos feitos, mas adotando seus hábitos e cultura.
Criadores de grandes tecnologias como: Waze, Firewall e os Drones, Israel trabalha em ritmo acelerado em busca de soluções que facilitem as nossas vidas. Unidos pela capacidade criativa e solucionista, eleva o país e o alimenta com as melhores ferramentas digitais.
Inovar é a busca frenética por soluções de nosso cotidiano que ainda não foram pensadas ou que chamaram atenção. Para inovar é fácil, só é preciso atitude.
Surgiu um projeto inovador e não sabe onde executá-lo? Entre em contato com a nossa aceleradora Condor Connect para fomentar sua inovação através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Agende uma oportunidade de dar vida a suas ideias. Não perca a chance de fazer acontecer!