Como este mercado está reagindo a pandemia e gerando novas oportunidades
Porque o varejo é tão promissor
Os dados foram apurados pela Neotrust, mas mesmo assim o varejo ainda possui necessidades ou deficiências em algumas áreas, que pela característica do setor vieram sendo esquecidas por muitos anos. Seja no gerenciamento de categorias, exposição de produtos e prevenção de perdas, as dificuldades sempre atrapalharam o desenvolvimento destes negócios, e isto envolvia pessoas, processos e operação.
Mas o varejo sempre foi muito grande, e mesmo com estes problemas, as coisas aconteciam. Com o surgimento da pandemia, os negócios começaram a olhar com mais cuidado para os seus problemas, seja por oportunidade ou por uma questão de sobrevivência, e isto abriu um mundo de possibilidades para a inovação no varejo.
Para Michel Jasper, CEO da WebJasper e fundador da Amo Varejo, isso gerou uma demanda cada vez mais crescente por soluções para automatizar ao máximo os processos, colocando inteligência artificial e fazendo com que o varejo tenha menos trabalho operacional e seja muito mais focado em gerar o resultado.
“A gente sempre diz que o nosso maior concorrente é a operação do varejo.”
Apesar de toda evolução digital, o segmento do varejo sempre foi muito carente de soluções tecnológicas, tanto de dispositivos quanto de profissionais qualificados. A inclusão das tecnologias disruptivas, que trazem uma massa crítica de dados e subsídios para o processo de tomada de decisão, eram realidades distantes antes da pandemia.
“Hoje a gente tem mais de 15 empresas no portfólio focadas em varejo”,
explica Marcos Buson, CEO da Hards, aceleradora de hardware + software.
Quais são as principais oportunidades de crescimento
Com a pandemia, com certeza a oportunidade mais próxima surgiu com a possibilidade das lojas online. Agora, não basta apenas colocar a sua loja na internet, é preciso toda uma preparação para isto.
Ajustar as dificuldades operacionais foi uma delas. Colocar uma loja online hoje é rápido e fácil. No entanto, gerenciar o processo de estoque, distribuição, logística e entrega dos produtos é um desafio, principalmente considerando que a loja online quebra as barreiras físicas do distanciamento.
As tecnologias estão aí para melhorar e facilitar o dia a dia, dede a cadeia logística antes de chegar no varejo, as tecnologias para subsidiar a tomada de decisão, e também na própria experiência do usuário. Estas são áreas potenciais para crescimento ainda.
“O varejo está se reinventando com a transformação digital feita as forças… e no nosso portfólio tivemos empresas que cresceram 3X nos últimos 5 meses”, enfatiza Marcos Buson.
Quais os benefícios da transformação digital
Nos últimos meses o varejo adquiriu uma maturidade digital. Passou a entender o seu processo sob a perspectiva de um universo online, e isto também foi muito impulsionado pelo crescimento da demanda.
“O varejo entendeu que precisava se digitalizar, que precisava colocar tecnologia ali e de forma rápida… a gente cresceu ano passado 400%, este ano até agora já crescemos 2000%”, afirma Michel Jasper.
E a transformação digital, como não vem sozinha, trouxe também para as empresas a necessidade de reestruturação, tanto do organograma da empresa quanto de recursos humanos e processos.
Com isto, cresceu também a necessidade pelo consumo de produtos de hardware e software, abrindo um leque de oportunidades para quem já tem um produto ou ainda para quem quer desenvolver de forma acelerada uma startup para atender a estas necessidades.
Grandes empresas estão entrando em contato com o ecossistema de Santa Catarina atrás destas oportunidades, em busca de startups que possam entregar uma solução para algumas das dores “identificadas” ou “aguadas” durante esta pandemia. E para muitas empresas, esta é a maneira certa de resolver problemas.
Encontre as principais novidades do ecossistema empreendedor de Santa Catarina aqui na ND+. Faz parte do ecossistema? Tem vontade de fazer a sua startup acontecer? Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.