A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Zoom escaper, cultura da agilidade e sincronicidades

Zoom escaper, cultura da agilidade e sincronicidades
Jacqueline Carlile
mai. 20 - 3 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

A revista Exame publicou hoje um artigo falando de um site que oferece áudios para serem sobrepostos ao seu áudio em reuniões online. O objetivo dele, segundo o texto, é ajudar pessoas que estejam sobrecarregadas com tantas reuniões virtuais.

Quer saber qual é a relação desse novo site do artista Sam Lavigne com ser ágil e com as sincronicidades? Vamos nessa…

Sobre a cultura de agilidade, neste fim de semana, estava analisando os aspectos positivos e negativos de se pensar ágil. Esse é um conceito que vem sendo abordado há algum tempo, mas com a pandemia ele ganhou palco. Isso porque as empresas que não souberam implementar as mudanças necessárias para acompanhar as transformações, prever cenários, definir estratégias, sofreram bastante e as que sobreviveram seguem sofrendo. O que vejo de negativo é que a agilidade pode levar a uma sobrecarga mental, acelerar vídeos para otimizar sua produtividade é um exemplo de algo que em excesso pode te levar a um colapso mental. O cérebro tem uma capacidade de expansão que é sim desconhecida, por isso considera-se que seja ilimitada. Mas não é! A ansiedade e a depressão estão aí para confirmar. É importante ter momentos de descanso, relaxar periodicamente, fazer uma higiene mental e emocional. Augusto Cury fala disso há anos desde que sistematizou a teoria da SPA - síndrome do pensamento acelerado.

E a sincronicidade é que sou uma pessoa que tem muitos insights, estudo bastante, assisto vídeos na velocidade 2 e até mesmo 3, mas também medito, me permito relaxar, movimento meu corpo de modo prazeroso e não por obrigação, pois minha saúde física, mental e emocional são meus maiores patrimônios. Já tive burn-out, pânico, depressão e ansiedade crônica, SPA e tudo o mais que possa imaginar. Essa matéria é um exemplo das muitas sincronicidades que se manifestam na minha vida. Sincronicidade é quando você percebe que a vida tem um fluxo e que está alinhada com esse fluxo. É como subir numa prancha no exato momento para fluir na onda. É quando alguém te fala algo que confirma uma ideia que você teve, uma decisão que tomou. O zoom escaper foi minha sincronicidade porque confirmou que não existe NOVO NORMAL. Existem pessoas fazendo tudo igual, fingindo que estão agindo diferente e por isso os resultados serão os mesmos!

Se você está se sentindo sobrecarregada porque tem reuniões demais, se acredita que as reuniões do seu trabalho, de algum projeto que participa são improdutivas, se não quer participar de algum encontro virtual dos seus amigos ou família, seja sincera e fale. Seja uma agente de transformações reais. Seja sincera com as pessoas. Proponha para o seu líder, colegas de projeto uma forma mais produtiva de conduzir os processos da empresa ou desse projeto. Pare de alimentar esse novo normal. Pare de esperar que a Nova Era se  manifeste. Pare de esperar que as pessoas entendam que algo precisa mudar. Seja você a mudança que quer ver ao seu redor… e por que não: no mundo!


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você