Estava conversando com meus amigos, dos quais muitos são empreendedores sobre a genialidade e o empreendedorismo. Chegamos numa conclusão bem legal sobre isso.
O empreendedorismo é sem dúvida a área (se assim podemos chamar) que mais cresce no Brasil, seja pelas dificuldades ou seja pelas oportunidades de trabalho atuais.
Porém, ser empreendedor não é uma tarefa fácil, é preciso ter garra e resiliência mas principalmente, inteligência para não cair em furadas mas caso caia, saber aprender com elas e não cair mais em armadilhas.
Já quando pensamos em genialidade, as primeiras pessoas que pensamos, são nomes como Einstein, Da Vinci que foram além do seu tempo e inovadores. Por essa razão podemos chamá-los mais do que gênios mas também empreendedores?
Se sua resposta foi sim, considere essa opção correta já que segundo o dicionário, ser gênio é ter aptidão natural para alguma tarefa
já empreender significa decidir o que fazer e executá-lo.
Mas e nos dias de hoje? Será que todo empreendedor é gênio? O que vem primeiro: o gênio ou o empreendedor?
Todos tem a capacidade de empreender assim como todos tem a possibilidade de ser empreendedor, mas não somente no sentido de descobrir a cura para uma doença ou de abrir o seu próprio negócio mas também de se engajar com uma causa e ter a aptidão de trabalhar com um determinado tema, público ou metodologia. E para ser um gênio empreendedor, basta aprender consigo mesmo!
Saiba quais são seus pontos fortes e fracos
Auto conhecimento é a peça número um para o sucesso
Potencialize suas forças e gerencie sua fraquezas
Não é nenhum problema ter fraquezas, é um problema não admiti-las
Ouça e observe
As boas ideias vêm de acordo com as perguntas que fazemos sobre o mundo e o que aprendemos com ele.
Troque ideias com outras pessoas
Conversar com outras pessoas sobre ideias é sempre um construtivo e e rico.
Não force a barra
Seja você mesmo! Para ser um empreendedor gênio aceitar-se é sempre o melhor caminho.
Por: Lorraine Dias