O ambiente dentro de uma startup pode assustar quem está acostumado com a metodologia tradicional dentro das empresas. Leves e flexíveis, estão sempre pensando primeiramente em seus funcionários para que possam desenvolver suas tarefas de modo que haja um maior resultado.
O trabalho nas startups é descontraído, geralmente com muitos jovens, e todos podem ficar à vontade para desempenhar suas funções. No sentido de que a empresa se importa realmente com o que seus colaboradores, o ambiente de uma startup procura sempre deixá-los à vontade, oferecer materiais de trabalho adequados e contar com um clima leve e descontraído.
No início, a maioria das startups não pode oferecer grandes salários, elas adotam estratégias de contratação que incluem bônus por projetos, participação nos lucros e até a possibilidade de adquirir ações da empresa.
Outro fator que agrada muito aos olhos de qualquer empreendedor é a flexibilidade de horários de trabalho, além da possibilidade de ir trabalhar com aquele jeans que você adora.