Um argumento central do livro Psicologia, Coaching, Fronteiras. Indagações impertinentes, é que
a psicologia, com sua preocupação em definir o objeto de estudo e trabalho, enriquece o instrumental de atuação de um coach, por permitir um maior aprofundamento, sem perder de vista um contrato com sessões pré-definidas.
Além disso, a autora aborda o campo do coaching como uma arena que demanda diálogo sobre ética e valores, em duas direções: o modus operandi das organizações e sua influência sobre os coaches, que demanda do coach um profundo entendimento sobre cultura organizacional e um posicionamento ético.
Por outro, alguns profissionais “vendem” ilusões a um público confuso diante do nebuloso mercado de uma profissão não regulamentada. Cenário que convida coaches conscientes a exporem o alcance e os limites do Coaching Profissional, através de suas condutas éticas, mas também em publicações como esta.
Conheça um pouco mais sobe a autora do livro, Cleila Elvira Lyra.
Atualmente é consultora na Coradin & Lyra Consultoria Organizacional e vem desde 1975, atuando no campo das organizações, como Gerente, como Consultora e mais recentemente como Coach.
Sua curiosidade por conhecer mais amplamente o ser humano e seu contexto, a levou a estudá-lo sob diferentes óticas. Iniciou com a Psicologia, depois foi conhecer a Gestalt Terapia e continuou pela via da Psicanálise de Freud-Lacan.
Estudou Mercado e Comportamento do Consumidor, Psicologia Social, Gestão de Organizações e muitas teorias e abordagens em torno do desenvolvimento de pessoas e grupos, como Teoria do Vínculo e Grupos Operativos, a Dinâmica dos Grupos, Cultura e Mudança, Gestão de Conflitos.
Para compreender melhor a sociedade e a formação da consciência social das pessoas, participou de um mestrado em Sociologia das Organizações.
Envolveu-se também com a abordagem Holística e Ecológica em uma formação que culminou em uma experiencia na ecovila de Findhorn, sendo que desta fase permanecem a orientação para o tripé da sustentabilidade: Planeta \ Sociedade \ Lucro, a prática do yoga e a meditação.
Além disso, permanece o interesse por mitologia, principalmente a grega, o que se tornou um hobby e a levou a buscar mais informações sobre o inconsciente coletivo em Jung e seus seguidores.
Quando percebi minha direção vocacional vinculada ao campo do Coaching Profissional, selecionei e participei de duas formações, sendo a primeira Coaching Executivo e Empresarial e a segunda Programa Master de Liderança e Coaching.
Gosta de dizer que seu locus favorito são as fronteiras. Tendo um pé nas organizações e outro no ser humano e seu ambiente, esteve sempre de algum modo vinculada a educação, onde além de professora, até o presente, já foi diretora de um Instituto de Psicologia, com foco em extensão, ensino e pesquisa.
Ainda na fronteira, foi também assessora técnica de um secretário da Saúde, como chefe de uma Divisão de Saúde Mental do Estado, cuja responsabilidade era coordenar a integração dos serviços prestados pelas unidades hospitalares e ambulatoriais em saúde mental.
Atuou também em outra fronteira, os conflitos institucionais e hoje facilita diálogos em organizações, sobretudo os familiares. Para melhorar sua qualificação está participando de mais uma formação: Terapia Familiar Sistêmica.
Lançamento do Livro "Psicologia, Coaching, Fronteiras. Reflexões Impertinentes".
O lançamento será no dia 01.12 às 10h com a Cleila Elvira Lyra e Ane Araújo.
As vagas são LIMITADAS, garanta o seu lugar clicando no link abaixo!