Empreender não é uma tarefa fácil e exige muito da pessoa: tanto do lado físico, quanto do lado emocional. A experiência de anos com mentoria vai ensinar você como estar preparado para a rotina de empreendedor e usar todo o seu poder empreendedor para a Operação do Negócio.
O próprio significado da palavra empreender já mostra o desafio: “decidir realizar uma tarefa difícil e trabalhosa”. E empreender nos negócios é isto mesmo, realizar uma tarefa muito difícil, trabalhosa, que vai exigir do empreendedor habilidades que ela ainda não possui, num mercado extremamente competitivo e qualificado.
Acontece com a maioria das pessoas de se encantarem com as suas ideias e tomarem a decisão de empreende-las. Tiram as suas ideias da cabeça e colocam no papel. Muitas até realizam um bom planejamento, se preparam financeiramente, escolhem o melhor momento da vida para isto, ou seja, tudo como manda o script para um empreendimento ter sucesso. Mas, eis que chega o dia de fazer o negócio acontecer, a operação do negócio.
É neste momento que a maioria dos empreendedores empaca, literalmente, e os motivos são vários. Empreendedores que não se habituam a uma rotina de trabalho exaustiva e estressante, empreendedores que não conseguem vencer o medo de falar com pessoas, empreendedores que não conseguem vencer a vergonha de fazer uma negociação, e até aqueles que descobrem que não tem habilidade para serem donos do próprio negócio.
O empreendedor precisa se preparar tecnicamente para exercer algumas funções pela sua empresa, principalmente aquelas em que não está tão capacitado para exercer, portanto, as rotinas financeiras e as rotinas administrativas devem ser uma prioridade para um primeiro momento. Sem uma boa gestão administrativa e financeira, o negócio pode ficar em risco.
Porém, o empreendedor precisa também treinar muito o seu lado emocional. Tomar a decisão de empreender é sair da zona de conforto. Não basta apenas aceitar trabalhar mais horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. O empreendedor precisa estar comprometido com esta decisão e torná-la sua prioridade de vida.
Para isto é necessária uma preparação mental, porque o cotidiano e as pessoas que cercam o empreendedor poderão não estar no mesmo comprometimento. Tem que saber separar o tempo para as coisas pessoais, é claro, pois o empreendedor não é uma máquina. Mas separar este tempo de modo racional exigirá muito esforço emocional, e a cabeça do empreendedor precisa estar segura destas decisões.
Para uma boa preparação, é essencial que o empreendedor faça um autorretrato para resgatar exatamente quem ele é. É preciso reconhecer nossas potencialidades e, principalmente, nossas fraquezas. O que geralmente limita a capacidade empreendedora não é nossa falta de potencialidade, pois esta podemos trabalhar, mas as nossas fraquezas podem comprometer todo o nosso projeto. Por isto precisamos potencializar o poder empreendedor.
Quando o empreendedor está seguro de si com as decisões que toma para gerenciar o seu tempo, ele gasta menos energia física e emocional para administrar a sua vida pessoal e, consequentemente, libera muito mais disposição para colocar em prática o seu poder empreendedor para o próprio negócio. Motivado e energizado o empreendedor consegue fazer muito mais e melhor.
Empreenda-se